Os primeiros habitantes da região foram os bandeirantes, que nela se fixaram por causa das propícias condições para se iniciar um povoado. A primeira capela foi instalada por Domingos Rodrigues da Silva, na qual ele entronizou a imagem de São Sebastião. Por volta de 1822, foi criada a freguesia, que primeiramente pertenceu ao bispado de Mariana, sendo depois incorporada à freguesia de Pitangui. O distrito de Leandro Ferreira foi criado em 17 de dezembro de 1938, sendo também transformado em vila. A sua emancipação data de 30 de dezembro de 1962, desmembrando-se do município de Pitangui.

Significado do Nome
O mais antigo morador foi Leandro Ferreira da Silva, que construiu às margens do ribeirão das Areias uma fazenda, denominada pelo povo do lugar de Moinho de Leandro Ferreira.

Clima:
Temperatura Média 22,1º C

Localização:
Centro-Oeste de Minas

Limites:
Martinho Campos
Bom Despacho
Araújos
Nova Serrana
Conceição do Pará
Pitangui

Acesso Rodoviário
BR -262, BR-381

Distâncias
150 km da Capital Mineira

Geografia:
Sua população estimada em 2005 era de 3.380 habitantes.

Área:
352,68 Km2

Altitude:
máxima: 885 m local: Cabec.Córrego dos Moinhos mínima: 630 m local: Foz do Rio Lambari ponto central da cidade: 700 m

Temperatura média anual: 22,1 C média máxima anual: 29,1 C média mínima anual: 16,7 C
Índice médio pluviométrico anual: 1415,7 mm
Relevo: topografia % Plano: 20 Ondulado: 30 Montanhoso: 50
Principais rios: RIO PARÁ, RIO LAMBARI RIBEIRÃO DAS AREIAS.
Bacia:RIO SÃO FRANCISCO

O Município também é considerado pelo IPHAN como Sítio Arqueológico, devido ao encontro de vários objetos indígenas, dentre eles, urnas mortuárias. É uma cidade simples, bastante acolhedora. É banhada pelo famoso Rio Pará e pelo Rio Lambari, onde formam várias praias que atraem diversas pessoas pois, possuem diversos locais para acampamento e pescaria. Podemos destacar também algumas cachoeiras e cascatas, entre elas a do Sapateiro, Cachoeirão, Cachoeira do Funil e a Cascata do Ribeirão Areias. Sua principal atração turística é o Museu e o Túmulo do milagroso Padre Libério, cujo processo de Beatificação já está em andamento. Suas principais festas são: – Festa do Padroeiro São Sebastião – 20/01; – Aniversário da cidade – 01/03; – Sábado da Aleluia – Boi Chitão e Queima do Judas; – Aniversário do Padre Libério, comemorada com uma grande cavalgada e participação de um número grande de cavaleiros da região – 30/06; – Caminhada da Fé ao Túmulo do Padre Libério, com participação de um número grande de romeiros – 1º Domingo de julho; – Aniversário de morte de Padre Libério – 22/12. – Em outubro temos a famosa Festa de N.S. do Rosário, que é comumente chamada de Festa de Reinado, a qual conta com a beleza e graça dos grupos folclóricos de dança de origem africana como: Congado, Moçambique e Catupé.