Segunda, 25 Novembro 2019 16:06

Prefeitos e Vereadores mineiros se reunirão em Belo Horizonte contra a extinção de municípios

AMM e CNM convocam a centenas de prefeitos e vereadores mineiros se reunirão em Belo Horizonte contra a extinção de municípios

A mobilização marcada pela @amm.mg (Associação Mineira de Municípios), em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) contra a proposta do Governo Federal de extinguir municípios brasileiros dentro do “novo pacto federativo” já conta com a presença confirmada de centenas de prefeitos e vereadores mineiros. A reunião acontecerá nesta terça-feira, dia 26 de novembro, no auditório do Crea-MG, em Belo Horizonte.

Foram convidados os três senadores de Minas Gerais: Antonio Anastasia, Rodrigo Pacheco e Carlos Viana; além da bancada mineira de deputados federais e também todos os deputados estaduais.

Para o presidente da AMM, vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e prefeito de Moema, @julvanlacerda trata-se de uma proposta inviável e a intenção principal é desviar o foco dos graves problemas enfrentados pelo Governo Federal. “Primeiramente, os municípios deveriam ter sido ouvidos. As entidades municipalistas deveriam ser consultadas. É uma mudança drástica vindo de cima para baixo. Tem município com menos de três mil habitantes muito mais bem gerido do que o próprio Governo Federal”, disse.

A convocação foi para todos os municípios mineiros com menos de 5 mil habitantes, mas prefeitos de municípios maiores, contrários a essa proposta, também estarão presentes.

Com a mudança, municípios com menos de cinco mil habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total correm o risco de voltar à condição de distritos a partir de 2025. Em Minas Gerais, 231 municípios correm o risco de serem extintos, de acordo com estimativas do IBGE de 2019.